Valores

Valores da SBM

Valores são padrões de comportamento de uma instituição; são formas básicas de ser da organização sobre o que é importante no trabalho e na vida, como o negócio deve ser conduzido, a sua visão da humanidade, a forma como o mundo trabalha e o que deve permanecer inviolado. É o que a organização crê.

A declaração de valores está baseada em valores e define como as pessoas se querem portar com cada uma na organização. É uma declaração sobre como a organização vai valorizar os seus clientes, fornecedores, e a comunidade interna. A declaração de valores descreve acções fundamentais, valores comuns que muitas pessoas possuem na organização. Assim, a SBM se compromete a seguir os seguintes valores:

1. Honestidade – o acto, qualidade, ou condição de ser honesto. A SBM pretende ser uma instituição verdadeira em seus actos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou defraudar; é viver e agir sem malícia.

2 Respeito – Respeito é o acto de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem a nós; é ter consideração pelo outro; é demonstração de um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade. O respeito gera justiça, amor, compreensão, bem-estar e muitas outras coisas boas. A SBM pretende ser uma instituição norteada pelo respeito.

3 Cometimento – é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objectivo. É uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. Assumimos o compromisso de seriedade e credibilidade em todos os nossos actos.

4 Bem Servir – é tratar as pessoas a quem servimos da melhor forma possível; é lutar sempre para oferecer um serviço eficaz e eficiente aos nossos clientes e parceiros. Queremos que a SBM seja uma instituição onde todos se sintam bem servidos.

5 Transparência – é acessibilidade, pelos clientes, parceiros e doadores, às informações institucionais referentes a assuntos que afectam seus interesses. Ao garantir uma gestão transparente a SBM pretende motivar que mais recursos sejam disponibilizados para a sua missão.

A SBM definiu estes valores como sendo os que guiarão os seus funcionários e membros do Conselho de Direcção no seu dia-a-dia para o alcance da sua missão.