Programas

O Departamento de Programas tem os seguintes projectos:


1. A Fé Vem Pelo Ouvir (FVPO). Este projecto foi concebido para alcançar pessoas de Moçambique Através das Escrituras de Áudio. O mundo em que vivemos é basicamente analfabeto na Bíblia. A maioria não pode ler, então possuir uma cópia da Bíblia não ajuda. Em Moçambique, mais de 60% da população total não pode ler ou usar as Escrituras impressas. Além disso, muitas pessoas que professam outra fé em África geralmente não aceitam a Bíblia impressa. A única maneira de alcançar essa audiência é através de Escrituras em áudio. Assim, a Sociedade Bíblica através da Fé Vem Por Ouvir, visa colocar a Palavra de Deus nas mãos de pessoas em todo o país na linguagem que eles possam entender para sua transformação de suas vidas. Este programa actualmente existe nos seguintes lugares: Maputo cidade e província; província de Gaza; província de Inhambane; província de Sofala; província da Zambézia e província de Nampula. Para a igreja ou grupo se beneficiar deste programa basta manifestar o interesse e assumir o compromisso de criar um grupo de escuta com pelo menos 60 pessoas, escolher um voluntario para ser treinado, escolher um dia por semana para a escuta do programa. Tendo estas condições criadas, a Sociedade Bíblica de Moçambique através do seu colportor, fará chegar o aparelho denominado proclaimer. Este aparelho para funcionar usa a corrente elétrica, mas também foi concebido para todas as zonas e climas. Onde não há corrente elétrica o aparelho tem o painel solar e em caso do céu nublado ou de noite, tem também uma manivela.


2. BOM SAMARITANO. Este projecto foi concebido pela SBM porque apercebemos que a estigmatização é mais perigosa do que o própria HIV / SIDA, portanto, os Líderes da Igreja precisam abrir portas e envolver-se em atividades como a Educação Cristã sobre a SIDA e o perigo da estigmatização. Nossa visão é capacitar a comunidade cristã sobre o HIV usando a mensagem bíblica. Este projecto proporciona formação aos facilitadores de diferentes Igrejas e ONG's. É nossa intenção fornecer o Pacote "Onde está o Bom Samaritano Hoje", tanto em formato impresso como em Vídeo em português e em línguas locais. Além disso, abordamos a necessidade de pessoas infectadas pelo HIV / SIDA, especialmente as pessoas abandonadas sem assistência em meios básicos para a sua sobrevivência oferendo lhes um kit de alimentos básicos. O impacto esperado é trazer esperança espiritualmente e fisicamente a este tipo de audiência, fornecendo conforto bíblico e alimento para sua sobrevivência.


3. Projecto TAZI. O Projecto pretende equipar a Igreja para discipular a audiência TAZI através do treinamento de lideres das igrejas para abrandar a velocidade do TAZI, fortalecendo as famílias para dialogarem positivamente com os membros TAZI dentro e fora da família para mostrar-lhes que Jesus é o Filho de Deus que veio para salvar aqueles que creem Nele.

4. Projecto de Cura de Pessoas Traumatizadas: A guerra civil que está a afectar as províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Nampula e Inhambane e Gaza nas regiões central e sul do país desde Abril de 2013, é responsável por um grande movimento de pessoas que procuram um lugar seguro para viver. Muitas pessoas estão vivendo em acampamentos de abrigo temporário. Deslocados são pessoas que deixaram seus locais de residência devido a problemas de segurança e falta de estabilidade política, buscando lugares onde possam encontrar conforto e integração. Essas pessoas são público em geral e cristãos de diferentes igrejas. Em muitas áreas os deslocados são discriminados e não estão desfrutando seus direitos, eles são considerados fora da lei. Por esta razão e outras, os cristãos têm um papel muito importante em dar-lhes o conforto necessário. São pessoas que deixaram seus pertences nos lugares de origem, incluindo as bíblias, que é o principal instrumento para a reabilitação do ser humano. Eles são pessoas com necessidades profundas e o que eles esperam de assistência de qualquer pessoa e organizações. O governo através do Instituto Nacional da Gestão das Calamidades Naturais fez um plano de emergência para atender às necessidades das pessoas deslocadas, mas ninguém está lidando com as necessidades espirituais. Sociedade Bíblica como uma instituição inter-religiosa quer deste projeto para responder a esta situação, fornecendo Escrituras para minimizar Seu sofrimento.